Notícias



Igu Krieger. Cascamadas, 2021 (detalhe). 
9/4/2021

Cascamadas ⏤ Igu Krieger


De 9 a 30 de abril, deCurators e Index apresentam Cascamadas, ocupação da nossa vitrine por Igu Krieger, com curadoria de Shesna Lyra. A instalação está disponível para visitação 24 horas por dia, em todos os 7 dias da semana.

Cascamadas é um cruzamento entre pintura, matéria têxtil e escultura, estrutura que surgiu das investigações contínuas do artista com materiais tradicionais e suas associações culturais iminentes. Cascas e panos, originalmente criados para proteger a matéria orgânica que revestem ⏤ naturalmente adaptados à cada ambiente onde estão inseridos ⏤ recobrem o interior da vitrine.”


Xibi Rodrigues. Das pragas sociais sou a pior cocorócocó, 2021 (detalhe).
12/3/2021

A Pilastra + Xibi Rodrigues


Encerrando o projeto com chave de ouro, A Pilastra convida Xibi Rodrigues, artista plástica, produtora cultural e poeta moradora da RA 14, São Sebastião, há 23 anos, para ocupar nossa vitrine com a instalação Das pragas sociais sou a pior cocorócocó. A instalação está disponível para visitação 24 horas por dia, em todos os 7 dias da semana, de 12 de março a 2 de abril.

A ocupação faz parte do projeto obrazilnãoconheceobrasil. Viabilizado por recursos da Lei Aldir Blanc, obrazilnãoconheceobrasil consiste na ocupação da vitrine do deCurators por três espaços de Brasília que estiveram fechados para o público em 2020: Pé Vermelho, Galeria Risofloras e A Pilastra.


Carla Barreto. Projeto de intervenção na CAL com o coletivo Voxel Lab, 2017.
8/3/2021

8M deCurators


Para marcar os sete anos de abertura do deCurators, que acontece, não por coincidência, no dia 8 de março, decidimos instituir um prêmio anual para homenagear as mulheres incríveis que fazem nosso espaço acontecer: 8M deCurators.

Neste primeiro ano, o prêmio vai para a multiartista brasiliense Carla Barreto, companheira de inúmeras curadorias e expografias podreiras, responsável pela icônica intervenção “880 tijolos fazem uma parede” e presente na história do espaço desde que ele era apenas um sonho louco.


AYA. CÃO CAO-S, 2021 (detalhe).
15/2/2021

Galeria Risofloras + AYA


De 15 de fevereiro a 5 de março, a Galeria Risofloras convida AYA para ocupar nossa vitrine com a instalação CÃO CAO-S. AYA é uma artista da Ceilândia que, através de seu trabalho, caminha nos segmentos de fotografia, pintura, “pintura-instalação” ou “pintura-escultura” – assim nomeada pela própria artista por fazer arranjos de objetos como pregos, arames e descarte. A instalação está disponível para visitação 24 horas por dia, em todos os 7 dias da semana.

A ocupação faz parte do projeto obrazilnãoconheceobrasil. Viabilizado por recursos da Lei Aldir Blanc, obrazilnãoconheceobrasil consiste na ocupação da vitrine do deCurators por três espaços de Brasília que estiveram fechados para o público em 2020: Pé Vermelho, Galeria Risofloras e A Pilastra.


Dona Severina. NINHOS, 2021 (detalhe).
15/1/2021

Pé Vermelho + Dona Severina


Pé Vermelho convida Dona Severina, artista de Pau dos Ferros que há décadas mora em Planaltina, e que, desde criança, desenvolve seu trabalho com o uso de materiais descartáveis aplicados à construção de bichos, para ocupar nossa vitrine com a instalação NINHOS. A instalação está disponível para visitação 24 horas por dia, em todos os 7 dias da semana, de 15 de janeiro a 5 de fevereiro.

A ocupação faz parte do projeto obrazilnãoconheceobrasil. Viabilizado por recursos da Lei Aldir Blanc, obrazilnãoconheceobrasil consiste na ocupação da vitrine do deCurators por três espaços de Brasília que estiveram fechados para o público em 2020: Pé Vermelho, Galeria Risofloras e A Pilastra.