Ralph Gehre & Gustavo Silvamaral

De 6 a 27 de abril de 2018, Gustavo Silvamaral realizou a exposição individual Laranja CI 15985, com curadoria de Ralph Gehre. Leia o texto curatorial aqui. Fotografia: Jean Peixoto

GUSTAVO SILVAMARAL é estudante de artes plásticas na UnB e desenvolve trabalho sobre material, materialidade e corporalidade, com produção nas áreas de gravura, pintura e performance.

RALPH GEHRE cursou Desenho e Plástica e Arquitetura e Urbanismo na UnB entre 1974 e 1980, expondo regularmente desde então. Paralelamente, tem atuado como curador em inúmeras exposições.

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Em laranja, performance musical

A série de performances musicais que acompanharam o ciclo Curare pretende dar continuidade ao ciclo sonoro desenvolvido por deCurators em 2017: Eksperimentalis Som. Em seu novo formato, músicos são convidados a criar uma peça que dialogue com a instalação na vitrine da galeria, possivelmente através de alguma técnica de “sonificação” do trabalho.; além disso, inspirados pela Dream House, de La Monte Younge e Marian Zazeela, um espaço definido usando uma combinação de som do tipo drone e luz colorida nebulosa, a proposta agora é mergulhar o ouvinte num ambiente de som e luz.

Phil Jones, músico convidado da primeira performance sonora do Ciclo Curare, é também o responsável pela idealização e curadoria de todos os  eventos sonoros do Ciclo.

Para a instalação Laranja C.I. 15985, a cor em si é obviamente a ideia proeminente. A própria vitrina é dedicada a essa cor com movimento e iluminação sutis, mas pouco em termos de figuras ou padrões contrastantes. 

A composição Em laranja foi criada a partir da sequência de dígitos no código da cor: 15 9 8 5, o qual foi usado como semente para uma composição “serialista” criada usando Sonic Pi, um sistema para criar algoritmos e “live-coded music”. A sequência de números foi usada para gerar não apenas os tons de notas, mas também o tempo, a forma dos envelopes e os parâmetros para criar efeitos específicos. Ao longo da performance, que durou mais de três horas, ao invés de deixar a peça completamente algorítmica e determinística, adicionei improvisações no próprio Sonic Pi  e em FL Studio, em resposta a audiência.