Por entre os dedos

Por entre os dedos, com trabalhos de Bárbara Paz, Jamila Maria, Paula Catu, Romulo Barros e Thalita Caetano e curadoria de Gisele Lima, ocupou o deCurators de 14 de fevereiro a 13 de março de 2020. Leia o texto curatorial, dividido em três partes, aqui.

Realizada em três módulos, Por entre os dedos propôs a reocupação do deCurators pelas artistas convidadas durante o período da exposição, de modo a tensionar as relações entre curadora, artistas e espaço – sem jamais perder de vista o fio condutor curatorial entre as próprias artistas, que lidam com materiais têxteis e questões do coração. 

“É em estado mental sensível, e atravessadas pelas palavras de Bauman que a mostra Por entre os dedos se configura. Relações aquosas, amor líquido, que por entre os dedos se esvai.

Passamos umas pelas vidas das outras, cada vez por momentos mais breves, os relacionamentos se constroem e se desfazem na velocidade de uma transferência de dados. As artistas Bárbara Paz, Jamila Maria, Paula Catu, Romulo Barros e Thalita Caetano deixam-se ir e afrontam essas questões onde sentimento, sexo e arte se misturam e se confundem.

Por entre os dedos escorre o gozo se dá o toque, se sente a pele e provoca o arrepio. Entre lençóis, soluços, e frascos de remédios ao som de Marília Mendonça, te convidamos a falar sobre amor com toda dor, breguice e doçura possível.” 

Gisele Lima

No dia 20 de fevereiro, o bloquinho de pré-Carnaval deu início à programação de atividades culturais instigadas pela exposição. O segundo módulo foi inaugurado no dia 28 de fevereiro, e o terceiro, no dia 13 de março.