Bené Fonteles & João Trevisan

Divulgação-instagram

BENÉ FONTELES é artista plástico e gráfico, curador, escritor e compositor. Participou de várias edições da Bienal de São Paulo em 1973, 75, 77, 81 e 2016; de sala especial na Bienal de Curitiba em 2015; do Panorama de Arte Atual Brasileira no MAM de SP entre as décadas de 70 e 80; de mostras experimentais organizadas por Walter Zanini no Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970 e outras entre os anos de 1980 e 2000; de inumeras exposições no Instituto Tomie Ohtake e Instituto Itaú Cultural em SP. Fez a curadoria e concepção de montagem de exposições de 1975 a 2017 em várias instituições culturais como o Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna da Bahia e de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, SESC Pompéia e Vila Mariana em SP, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte da Bahia, Museu Nacional de Belas Artes do RJ, Museu da Pampulha em Belo Horizonte, Museu Oscar Niemayer em Curitiba, Caixa Cultural e Museu Nacional da República ambos em Brasília, entre outros.

JOÃO TREVISAN nasceu em 1986 na cidade de Brasília, onde vive e trabalha. É bacharel em Direito. Seu trabalho consiste em explorar questões relacionadas a matéria, peso, leveza, tensão, articulação e equilíbrio. No ano de 2018 expos no 43º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo; 46º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André/ SP; foi aprovado em dois editais com datas marcadas: FAOP de Ouro Preto/ MG; Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa/ MG; e participa do. Em 2017 participou do primeiro Salão/ Residência – Eixo do fora Nº 05, realizada na cidade de Olhos d’água no estado do Goiás, com exposição no MUN — Museu Nacional da República – DF, com obra adquirida para acervo da instituição. No mês de abril de 2017, realizou a sua primeira exposição individual intitulada Estrutura Gestual, na galeria XXX Arte Contemporânea, com curadoria Renato Lins. Participa desde 2014 de exposições coletivas, dentre as quais: Ondeandaaonda I (2015), II (2016) ambas realizadas no MUN – Museu nacional da Republica – DF, e III (2018) realizada no Espaço Cultural Renato Russo na 508 SUL – DF; e INACTU 3ª ed. Espaço 406 UNB (2014).

Matéria no TM Magazine: deCurators traz vernissage do Ciclo Curare Bené Fonteles & João Trevisan
Divulgação no Artikin: João Trevisan – Descarrilho

Extrato do texto curatorial

João nos expõe o conhecimento da força densa da madeira e do ferro que ele recolhe em curiosas caminhadas para acolher a “tensão entre dois pontos”: equilíbrio x desequilíbrio; dobráveis x desdobráveis em infinitas disposições entre o ser do visível e do invisível.

Bené Fonteles (texto completo)

Entrevista com Bené Fonteles

Em breve.