Metabody



13/9—14/9/16

Ontohacking: políticas da percepção na era do hipercontrole Workshop com Jaime de Val, do Instituto Reverso (Espanha), realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).


12/9/16

Metabody: corpos indeterminados na era da big data

Seminário, coordenado por Bia Medeiros, com a participação de Jaime de Val e Yvonne Förster, do Instituto Reverso (Espanha). Realizado no auditório do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (IdA/UnB).

Metabody é um projeto, fórum e instituto europeu coordenado por Jaime del Val e pela organização sem fins lucrativos Reverso, que desde 2013 questiona a homogeneização das expressões induzidas pelas atuais tecnologias de informação e controle, que colocam ameaças sem precedentes à pluralidade e aos direitos e liberdades fundamentais ao reduzir nossas ações a comportamentos previsíveis, e propõe reinventá-los destacando o papel e a diversidade da expressão encarnada através de um novo conceito de arquitetura interativa que se transforma em todos os seus aspectos físicos e digitais, constituindo ambientes dinâmicos, participativos e performáticos para o exterior e o interior, um espaço emergente e indeterminado, uma Metatopia.

Curadoria: Gisel Carriconde Azevedo e Larissa Ferreira
Realização: deCurators, espaço de microcuradorias
Apoio: Museu Nacional da República, IFB Brasília e IdA/UnB