Ana Paula Barbosa, Danyella Andrade, Gê Orthof, Jadson Rocha, João Almeida Neto, Júlia Milward, Lucas Aguiar, Raissa Studart, Sormani Vasconcelos: Invenção, movimento – Experimento
curadoria de Ana Paula Barbosa e Sormani Vasconcelos
1/3—18/3/18




A invenção, seja utopia, seja trivial, é artimanha do artista para subverter o explícito oculto por outros sentidos. É coisa e fábula. A invenção dá sentido à inquietação. Substância que move o pensamento para outras possibilidades lógicas e o recoloca em outra esfera. O espaço observado de uma outra lente [esfera] nos traz novidades conhecidas, fragmentos visuais, temporais, sonoros e orgânicos do percurso individual de cada artista, que são compartilhados em “Invenção, movimento – Experimento”.  

Corporificar algo apenas imaginado é tarefa íntima aos artistas, no entanto como se aplica à curadoria?

“Invenção, movimento – Experimento” é uma mostra de obras realizadas pelos alunos da disciplina Teoria, Crítica e História da Arte, bem como de obras dos próprios docentes, Gê Orthof e Julia Milward. Os curadores são alunos do curso de bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte e combinam seu primeiro projeto curatorial com o desejo de compartilhar uma produção, na maior parte das vezes, restrita ao âmbito da academia. 

A ideia de escapar do território da UnB, se fazer [de]presente em outro lugar, com outras vistas, nos pareceu sedutora, já que tantos trabalhos produzidos ficam restritos aos observadores da Universidade. Ao mesmo tempo, sentíamos a necessidade de realizar um projeto curatorial em sua totalidade e, desse modo, assim como em um invento, muitos foram os questionamentos para a tessitura do projeto.

Ana Paula Barbosa e Sormani Vasconcelos