Carla Barreto e Thiago Reis, Hilan Bensusan e Juliana Dornelas, Ingrid Barros, Gisel Carriconde Azevedo, Waleska Reuter: Eróticas
curadoria de Gisel Carriconde Azevedo
8/3—3/5/14




deCurators inaugurou seu primeiro ciclo, “Eróticas”, em 8 de março de 2014, noite de lua nova e chuvarada em Brasília. “Eróticas” foi um ciclo que promoveu uma exposição de artes visuais com residência artística, uma noite de performances, com Karla Testa e Ingrid Barros, e um ciclo de cinema, além da apresentação de 6 petit-coreografias de Laura Virgínia. As coreografias foram criadas em colaboração com os artistas que faziam parte da exposição com base em micro-residências de 1 dia.


Recebi um convite do deCurators para a concepção de micro-coreografias para os trabalhos em exposição na “Eróticas”. Como forma de potencializar o processo de criação, decidi organizar uma série de (micro)residências com cada artista participante. A primeira residência foi com Hilan Bensusan, que participa com o vídeo Conto Biopornô. Como ele esta morando temporariamente no México, nossos encontros aconteceram via Skype. Hilan me falou de como o vídeo está relacionado ao seu interesse pela ideia de amor/sexo estendidos a categoria dos “não humanos”, e me mostrou vários outros trabalhos explorando essa mesma temática, destacando as “vídeo-entrevistas” realizadas com sua personagem Rellena de Jalapeño, e a palestra/performance A etiologia do delírio pansexual. Foi esta performance, em que Hilan aparece com sua fantástica roupa de frutas e verduras, que inspirou o vídeo Comedores de Colares, resultado da primeira micro-residência, e que será mostrado no deCurators brevemente.

Laura Virgínia