Cecilia Vilca e Gustavo Silvamaral: Caminho dos desejos
28/1/18




Caminho dos desejos se refere aos caminhos não planejados que os habitantes de Brasília criam e que com o tempo e o uso acabam se tornando visíveis. Este projeto deriva do projeto O LUGAR ONDE OS SERES (HUMANOS) ATRAVESSAM EDIFÍCIOS, desenvolvido durante a OCA: I Residência Artística Internacional “Experiências e cidades na América Latina”. Estes caminhos são as rotas registradas com um deus-drone na cidade de Brasília. Estes caminhos que alguém marcou são vestígios de um caminhante, o artista mexicano Ismael Rodríguez. E agora, eles estão marcados em outra pessoa, em outro lugar distante, em uma ação remota.

Caminho dos desejos é um ato cerimonial tardio, um ritual telepresencial ao qual só podemos assistir via streaming. Com este ato, à maneira de um monumental Kené1, nós unimos geograficamente dois espaços, dois lugares: Lima e Brasília, através do artista brasileiro, e agora xamã, Gustavo Silvamaral.

Um caminho de desejos entre nossas cidades.

“... e se algo que tenho que recuperar das histórias antigas é que os mapas são desenhados por aqueles que, se não andam, zarpam.”
Ismael Rodríguez

Caminho dos desejos, ritual telepresencial, foi exibido simultaneamente no deCurators, Brasília, Brasil e em Lima como parte do evento “Cuerpos Digitales para la Acción (Corpos Digitais para Atuação-Tecnológica de Descolonização)” no elgalpon.espacio.pe, Lima, Peru, 27 de janeiro de 2018.

Cecilia Vilca




1    KENÉ é o desenho tradicional do povo Shipibo-Conibo da selva amazônica peruana. Kené é o sistema de padrões geométricos utilizados em diferentes suportes.